Hugo Souza brilha como herói, Corinthians segura empate contra o Palmeiras e conquista o Paulistão após seis anos

O Corinthians é o grande campeão do Campeonato Paulista! Após vencer por 1 a 0 no Allianz Parque, o Timão segurou um empate sem gols contra o Palmeiras nesta quinta-feira (27), na Neo Química Arena, e levantou a taça estadual depois de seis anos de espera.
Com uma atuação brilhante de Hugo Souza, que pegou um pênalti cobrado por Raphael Veiga, o time comandado por Ramón Díaz superou a expulsão de Félix Torres, acabou com o jejum de títulos e, de quebra, frustrou o sonho do Palmeiras de conquistar um inédito tetracampeonato consecutivo.
A última vez que o Corinthians havia sido campeão foi em 2019, ao bater o São Paulo na final do Paulistão.
Além do troféu – o 31º da sua história –, o clube do Parque São Jorge embolsou R$ 5 milhões da Federação Paulista de Futebol (FPF). Já o Palmeiras, vice-campeão, ficou com R$ 1,65 milhão e o gosto amargo da derrota.
O Jogo
O clima já estava quente antes mesmo de a bola rolar. Durante o aquecimento, funcionários dos dois clubes trocaram provocações e quase chegaram às vias de fato. Dentro de campo, os jogadores também se estranharam, dando o tom do que seria o clássico.
O primeiro tempo foi marcado por faltas, discussões e muita reclamação, em um jogo truncado. Jogando pelo empate para garantir o título, o Corinthians apostou em uma postura defensiva, buscando o ataque nos contra-ataques.
Mesmo assim, criou a melhor chance aos 27 minutos, quando Memphis deu um passe açucarado para Garro, que soltou uma bomba de fora da área e viu a bola explodir na trave.
Do outro lado, o Palmeiras esbarrou na falta de criatividade, não conseguiu romper a sólida marcação corintiana e passou em branco na primeira etapa, sem ameaçar Hugo Souza.
Precisando reverter o placar agregado, o Palmeiras voltou para o segundo tempo no modo “tudo ou nada”. Logo aos 9 minutos, Murilo quase marcou em um desvio perigoso que passou rente ao gol do Corinthians.
Aos 22, o jogo pegou fogo: Félix Torres derrubou Vitor Roque na área, e o árbitro assinalou pênalti, gerando revolta geral. Os palmeirenses pediram a expulsão do zagueiro, que já tinha cartão amarelo, enquanto os corintianos contestaram a marcação. Na confusão, Abel Ferreira acabou expulso.
Na cobrança do pênalti, aos 28, Raphael Veiga bateu, mas Hugo Souza voou para fazer uma defesaça e manter o placar zerado.Logo depois, porém, Félix Torres fez outra falta em Vitor Roque e levou o vermelho, deixando o Corinthians com um a menos.
Com vantagem numérica, o Palmeiras partiu para o ataque, enquanto o Timão recuou. Aos 44, Memphis escorregou, e uma confusão generalizada tomou conta do campo. Após revisão do VAR, Martínez e Lomba, que estavam no banco, foram expulsos.
Nas arquibancadas, a Fiel, que bateu o recorde de público do ano no estádio, acendeu sinalizadores para empurrar o time – alguns até foram jogados no gramado.
Os minutos finais foram de pressão total do Palmeiras, especialmente nos 16 minutos de acréscimos. O Corinthians, por sua vez, teve a chance de liquidar a fatura aos 99, quando Yuri Alberto ficou cara a cara com Weverton, mas o goleiro palmeirense fez um milagre.
No fim, o Timão se fechou, segurou o empate e, após seis anos, voltou a soltar o grito de “É campeão!”.
Os Mais Populares
-
Palpite Juventus VS Genoa
-
Palpite Leverkusen VS Bochum
-
Palpite Bahia VS Corinthians
-
Hugo Souza brilha como herói, Corinthians segura empate contra o Palmeiras e conquista o Paulistão após seis anos
-
Palpite Celta de Vigo VS Las Palmas
-
Jorge Jesus entra no radar da CBF como prioridade para a seleção; Ednaldo mantém silêncio antes de resolver futuro de Dorival